sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aécio : " Exemplo de Alencar deve inspirar novas gerações de políticos"


"Nós precisamos de gente como José Alencar fazendo política, apresentando suas propostas, defendendo suas ideias e ajudando o Brasil avançar", diz Aécio.
O senador e ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves participou, nesta quinta-feira (31/03), da despedida do ex-vice-governador José Alencar, no velório realizado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, sede histórica do governo do Estado.
Ao lado da presidente da República, Dilma Rousseff, do governador Antonio Anastasia e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Aécio Neves disse que José Alencar foi um homem de Minas em toda sua trajetória política e que seu exemplo deve inspirar as novas gerações do País no exercício da vida pública.
"Vi aqui hoje gente de todas as partes de Minas, gente simples, não apenas políticos, jornalistas que não estavam trabalhando. José Alencar tinha essa capacidade, de inspirar amizade, carinho e afeto. E que bom que ele, ao longo pelo menos nos últimos 20 anos, tenha sido um companheiro nosso na vida pública. Um homem de Minas. Acho que seu exemplo inspira outras gerações também. Nós precisamos de gente como José Alencar fazendo política, debatendo suas teses, apresentando suas propostas, defendendo suas idéias e ajudando o Brasil avançar", disse o senador, após participar da cerimônia religiosa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira,  que reuniu familiares do ex-vice-presidente e diversas autoridades federais e estaduais.
Aécio Neves destacou que o ex-vice-presidente atuou como um construtor de pontes acima dos partidos políticos.
"Hoje o Brasil, e Minas em especial, está de luto fazendo homenagens a alguém que dignifica a atividade que nós exercemos. José Alencar é daqueles homens que compreendem a dimensão da política. Estamos vivendo um momento de convergência. Até nisso, até mesmo no seu passamento José Alencar continua sendo um construtor de pontes, aproximando as pessoas. Hoje, acima de partidos políticos, de governo ou oposição, somos todos brasileiros honrados de termos sido contemporâneos desse extraordinário homem público", afirmou o ex-governador.
Parceria em favor de Minas
Aécio Neves acrescentou que "não existe na sociedade atividade mais digna que a política feita como fez José Alencar, com desprendimento, generosidade, com amor ao próximo.  Ele destacou também as parcerias de trabalho que ele, como governador de Minas, e Alencar, então vice-presidente da República, fizeram na busca de investimentos federais para o Estado.
"Ao longo dos oito anos em que fui inquilino do Palácio da Liberdade, como governador do Estado, tive em José Alencar um grande parceiro. Nas grandes questões de Minas era ele o interlocutor junto ao governo federal na obtenção dos financiamentos, investimentos que precisávamos ter", disse.
O ex-governador Aécio Neves citou, como exemplo dessa parceria, o trabalho junto ao governo federal para definição de Uberaba como sede de nova fabrica de fertilizantes da Petrobras.
"Isso só existe porque nós fizemos juntos uma reunião com a Petrobras que já havia dado um outro destino para essa importante fábrica que vai mudar o processo industrial de todo o Triângulo Mineiro. Ele, muito firme naquele instante, pegou o telefone e ligou para a então ministra da Casa Civil, hoje presidente da República, Dilma, e disse que não aceitaria que Minas Gerais, mais uma vez fosse bypassado, ficasse num plano secundário em relação aos investimentos da Petrobras. Aquele telefonema foi decisivo e,  dias atrás, a presidente esteve em Uberaba, homenageando José Alencar, anunciando o início do projeto desse importante pólo de desenvolvimento", lembrou Aécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário