terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Aécio fortalece a educação dos jovens no campo com Projeto Transformar


Governo Aécio Neves: Projeto Transformar fortalece a educação de filhos de agricultores rurais nas Escolas Famílias Agrícolas


 A preocupação com a qualidade de vida do jovem rural oferecendo a ele oportunidades de se fixar no meio em que vive é foco de ações desenvolvidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Além do Projeto Transformar, que investe na qualificação de filhos de agricultores na faixa etária de 16 a 29 anos, a empresa pública mineira mantém um Termo de Cooperação Técnica com a Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa). A entidade reúne as chamadas Escolas Famílias Agrícolas (Efas). Ao todo são 18 no Estado, com um total de 457 alunos matriculados no ensino fundamental e 497 no ensino médio, com estudantes entre 11 e 20 anos.

Segundo a coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Lázara Alves, o convênio garante o aperfeiçoamento profissional dos estudantes, por meio da oferta de estágios nos escritórios locais da empresa, e acesso aos cursos de capacitações do Projeto Transformar. Além disso, abre espaço para a divulgação de ações das Efas nos programas de comunicação da Emater-MG, tais como Minas Rural, Portal, Revista da Emater-MG e Rádio, entre outros. De acordo Alves, as Efas têm uma educação diferenciada, pois “casa a teoria com a prática. O livro é o mundo do jovem rural. É um tipo de formação político pedagógica”, acrescenta.
A presidente da Amefa, Faustina Lopes da Silva explica que todo aluno da Efa passa pela chamada pedagogia de alternância, em que o estudante fica 15 dias do mês na escola, em regime de internato, e os 15 dias restantes na propriedade onde mora, praticando os conhecimentos adquiridos e os repassando aos outros membros da família . “A Escola Família Agrícola não forma só o aluno, mas toda a família”, afirma. Segundo Faustina, cada Efa atende em média de 35 a 100 alunos. O contingente é formado por filhos de pequenos agricultores, assalariados agrícolas e assentados rurais.

“As Efas trabalham direto nas bases. Assim a agricultura familiar fica fortalecida. Aqueles de menos condições têm acesso à educação”, ressalta Faustina Lopes. Para ser aluno de uma Efa, o jovem precisa além de ser filho de agricultores, passar por um processo seletivo.

Histórias de estudantes
“Aqui no campo é muito difícil estudar. Se eu quisesse me formar ia ter de ir pra cidade”, conta Elisângela Paulina Rosa, filha de pequenos agricultores. Elisângela sempre morou no campo e por isso a perspectiva de continuar estudando e ter uma profissão em que pudesse exercer no meio em que vive, parecia ser um sonho distante. Mas no ano passado, a jovem começou a vislumbrar outro destino. Ela conheceu a Escola Família Agrícola (Efa) Paulo Freire, no distrito de Rio Preto, zona rural do município de Simonésia, e está cursando o segundo ano do ensino médio. Ano que vem, a jovem vai se formar no curso de Técnico Agrícola e estará pronta para trabalhar perto de casa, sem ter de migrar para o meio urbano. “Se não fosse a Efa, acho que não iria me formar. Ia parar onde estava. É uma oportunidade, pois pra gente estudar é muito complicado. Muitos aqui desistem e param os estudos”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário