quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aécio ja defende reformas no seu primeiro dia.

Fonte: O Tempo

Senado. Na posse dos 54 novos parlamentares, tucano adotou postura de liderança.
Na nova composição, os partidos ligados à Dilma representam 75% das cadeiras
Em estratégia para reforçar seu papel de líder oposicionista, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tomou posse ontem no Congresso determinado a reunir os três partidos de oposição e os dissidentes do PMDB em torno de uma agenda de reformas que mobilizem a sociedade e consigam constranger os governistas a apoiá-las.
Antes, porém, vai ter de cicatrizar as feridas do próprio PSDB. Apontado como incentivador da moção da bancada tucana na Câmara em favor da reeleição do agora deputado Sérgio Guerra na presidência do partido, Aécio minimizou a crise que envolveu o ex-governador José Serra pelo comando da legenda e disse que o prazo para definição será maio. “O grande ativo no PSDB que temos é a unidade”, disse.
Na seara parlamentar, a primeira investida será para ganhar o apoio dos prefeitos de todo o país a um projeto que impeça o governo federal de dar incentivos fiscais com a parcela dos impostos que, por lei, tem de ser repassada aos municípios. ”Se a gente não qualificar a oposição, seremos massacrados”, disseAécio aos demais senadores tucanos empossados ontem.
Já assumindo postura de liderança, Aécio disse que o Congresso esteve fragilizado nos últimos anos e que, para que isso não continue a acontecer, precisa ter uma agenda própria, e não ser pautado pelo Executivo. ”O Congresso esteve fragilizado, e em Congresso fragilizado a democracia está fragilizada. O grande desafio desse Congresso é de ter capacidade e altivez de construir a própria agenda”, concluiu.
Apesar de não ser o líder formal da oposição, cargo ocupado por Álvaro Dias (PSDB-PR), Aécio prometeu assumir “postura firme” no PSDB. “Sempre com disposição firme de votar as grandes reformas”, disse.
Posses Em cerimônia, ontem, no plenário do Senado, foram empossados 54 parlamentares, sendo 32 estreantes, 17 reeleitos e cinco que já foram senadores. São 61 senadores de partidos da base do governo federal, 16 integrantes da oposição e quatro parlamentares de legendas neutras – o que faz com que cerca de 75% da Casa esteja ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT).
Além de Aécio, também foi empossado ontem, representando Minas Gerais, o senador Itamar Franco (PPS). Coube a Itamar ler o termo constitucional de posse.(Com Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário