quarta-feira, 14 de abril de 2010

Programa de Combate à Pobreza Rural, criado por Aécio Neves recebe elogios do Banco Mundial


Banco Mundial elogia resultados do PCPR


O Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), do governo de Minas, passou por uma avaliação do Banco Mundial (Bird) e recebeu elogios. O representante do Birdl, Edward W. Bresnyan Jr. e o gerente da subregional da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Mario F. Castejón, visitaram o Norte de Minas para acompanhar e avaliar o desempenho do Projeto de Combate à Pobreza Rural do Estado de Minas Gerais (PCPR/MG). Os municípios visitados foram: Gameleiras, Manga, Pedras de Maria da Cruz, Cristália, Francisco Sá, Grão-Mogol, Salinas e Santa Cruz de Salinas.

Para o representante do Banco Mundial, Edward Bresnyan, que participou da preparação do programa e de sua implemtanção, ver no que se transformaram tais projetos só faz engrandecer a política pública de Minas Gerais. “O Governo de Minas fez um choque de gestão e mostrou o caminho para outros estados serem competitivos como ele. A política pública do Estado mostra-se estável e permanente e espero que outros estados sigam o exemplo”, frisa. Para ele, o PCPR ajudou a gestão comunitária. Agora as associações têm produtividade e renda, porque o capital social foi muito bem empregado.

Bresnyan diz que existem ainda desafios, como a dificuldade destas organizações comunitárias terem capital de giro e investimentos, para atender numa escala maior a sua produção. “Mas as soluções serão encontradas. Elas estão nas mãos das próprias associações” diz, otimista, acrescentando que se não fosse o esforço feito pelo Idene e governo de Minas, estas comunidades não teriam conseguido os recursos. “Agora, elas devem buscar outras fontes de financiamento que podem otimizar mais ainda os resultados” finaliza.

O PCPR é resultado da parceria entre o Governo de Minas e o Banco Mundial, sob a coordenação do sistema Sedvan/Idene, formado pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). O programa tem objetivo de reduzir a pobreza no meio rural, por meio de investimentos que atendem demandas identificadas pelas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário