terça-feira, 30 de março de 2010

Aécio presta conta dos resultados do Governo em reunião gerencial

Aécio mostra resultados do Governo de Minas

O governador Aécio Neves coordenou, em 25/03, no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, a X Reunião Gerencial do Governo de Minas, com a apresentação do balanço dos programas e ações do período entre 2003 e 2009 e as metas para 2010. Na avaliação do governador, o avanço nos indicadores sociais foram os resultados de destaque das ações planejadas e organizadas pelo Governo Minas nestes últimos sete anos.

“O que mais me agrada são os avanços sociais. O planejamento dos investimentos transforma os indicadores sociais. O Estado avançou muito na diminuição da mortalidade infantil, da desnutrição das crianças, na infraestrutura de acesso às cidades, na diminuição dos crimes violentos, na melhoria da qualidade da educação, na expansão dos investimentos na saúde. E tudo isso ocorreu porque houve planejamento”, afirmou Aécio Neves, em entrevista.

Aécio Neves também lembrou que o modelo de gestão do Governo de Minas tem se tornado exemplo para outras administrações estaduais e até mesmo para organismos de fomento internacional, como o Banco Mundial. Para ele, a gestão pública de qualidade deve estar definitivamente na agenda nacional.

Entre os destaques apresentados pelo governador estão o Proacesso, que leva ligação asfáltica aos 219 municípios que não possuíam estradas; a redução de 45,2% na criminalidade violenta em todas as regiões do Estado; a queda de 17% na taxa de mortalidade infantil e a redução de 26,7% para 14,5% no índice de pobreza no Estado.

Na área social, o governador também destacou a prioridade dada às regiões com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Estado. Os investimentos sociais realizados pelo Governo de Minas desde 2003 tiveram um peso maior no Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Rio Doce e no Norte de Minas. Essas regiões receberam, per capita, recursos superiores às outras áreas do Estado.

“Nesses locais, os avanços foram muito maiores. Avanços, por exemplo, na alfabetização de jovens e adultos e no nível de leitura dos jovens daquela região, que chegaram a números muito próximos do restante do Estado. Quase 70% do que foi investido, foi investido na nossa região mais pobre. Isso significa desenvolvimento social, melhoria do comércio local, mais saúde e mais educação. Se pudéssemos colocar um retrato na parede de como é possível governar e transformar a vida das pessoas, o retrato seria de nossas regiões mais pobres do Norte, do Jequitinhonha e do Mucuri”, destacou o governador.

Confira os resultados do Governo Aécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário