terça-feira, 2 de março de 2010

Aécio Neves, Andrea Neves, PUC Minas e USIMINAS assinam convenio que qualificará jovens carentes na tecnologia dos Jogos Digitais


BELO HORIZONTE (02/03/10) - O governador Aécio Neves assinou convênio com a Usiminas e a PUC Minas, nesta terça-feira (2), para implantação do Núcleo Inove – Jogos Digitais, no espaço Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, instalado no bairro Horto, em Belo Horizonte, onde, no passado, funcionava a Febem. O programa tem como objetivo capacitar estudantes para trabalhar na produção de jogos digitais. Serão qualificados, a cada ano, 500 alunos da rede pública de Belo Horizonte e Sabará.

“Todas as ações deste governo tem um só objetivo, que é o de dar a Minas Gerais melhores condições para cuidar das suas crianças, mais oportunidades para seus jovens e melhor qualidade de vida para todos. Conhecendo o Plug Minas, vemos que quando se tem parceiro, as coisas andam. No lugar da lembrança do mais triste quadro da Febem, hoje é espaço de alegria. E esse é um esforço que orgulhará a todos nós mineiros”, afirmou o governador.
O Inove será uma adaptação do curso de graduação tecnológica em Jogos Digitais da PUC Minas, que tem como eixo o desenvolvimento de software. As aulas serão ministradas por professores e estudantes da universidade. Profissionais das áreas de Letras, Comunicação Social, Psicologia e Informática contribuíram para a construção do núcleo.



A Usiminas vai investir R$ 2 milhões no projeto, ao longo de cinco anos. Além do espaço, o Governo de Minas fornecerá transporte, alimentação e uniformes para alunos. A PUC Minas ficará responsável pelas aulas e a metodologia de ensino a ser adotada.
“A PUC será responsável pelo treinamento, pelos professores e a gestão. A produção dos jovens poderá ser usada na telefonia celular, nas escolas públicas, entre outros meios. Ou seja, eles vão ser levados ao mercado. As crianças que já estão sendo selecionadas nas escolas vão passar por um teste. Para a turma de 2010, foram candidatadas 1.800 crianças para 500 vagas. A seleção está ocorrendo neste momento”, explicou o reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol.



Capacitação

Criado pelo Governo de Minas no ano passado, o Plug Minas tem o objetivo de qualificar estudantes para usarem a mais avançada tecnologia da era digital aplicada em atividades ligadas às artes e à gestão de negócios, numa concepção inovadora de formação e qualificação profissional no país.
A proposta é aumentar as chances de trabalho e participação dos jovens mineiros na sociedade. O espaço é aberto à participação de jovens com idade entre 15 e 24 anos, matriculados em escolas estaduais da capital.
Os núcleos são mantidos por parceiros do Governo de Minas na iniciativa privada. São parceiros a Oi Futuro, Instituto Unibanco, Sebrae, Servas e Instituto Cultural Sérgio Magnani, responsável pela gestão operacional do Plug Minas.
Valores de Minas
Outros três núcleos já funcionam no Plug Minas. O Núcleo Valores de Minas tem a parceria do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e entrou em atividade em junho do ano passado.
O Valores de Minas vem se consolidando como uma das ações de maior êxito voltada para jovens. O objetivo é oferecer capacitação artística a alunos de escolas estaduais nas áreas de teatro, circo, dança, música e artes plásticas.
Funcionando como núcleo do Plug Minas, novas possibilidades se abriram para os jovens, como a oportunidade de aprenderem iluminação digital para usarem nos espetáculos que montam e exibem ao final de cada ano. Em 2009, o Valores de Minas atendeu 570 jovens.
Oi Kabun!
Em outubro do ano passado foi implantado o Núcleo Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, com a proposta de oferecer formação em linguagem multimídia a 100 estudantes por ano. A Oi Kabum! tem a parceria da Oi Futuro.
Empreendedorismo Juvenil
No mês passado, foi inaugurado o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil em parceria com o Sebrae. A primeira turma, formada por 180 estudantes, está sendo qualificada na área de gestão. Um dos destaques do curso é o projeto Empresa Simulada, um laboratório que prepara o aluno para desafios da administração da micro e pequena empresa, por meio da gestão de uma empresa no mercado virtual.
O Plug Minas funciona em uma área de 67 mil metros quadrados no bairro Horto, onde funcionou a antiga Febem. O Governo de Minas investiu R$ 15 milhões nas obras de reforma, ampliação e modernização dos 15 prédios que existiam no terreno e que agora abrigam os núcleos de atividade do Plug Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário