segunda-feira, 1 de março de 2010

Aécio lança selo comemorativo do centenário de nascimento de Tancredo Neves


BH  (01/03/10) - O governador Aécio Neves participou nesta segunda-feira (1º), no Palácio da Liberdade, do lançamento, pelos Correios, do selo comemorativo do nascimento do Presidente Tancredo Neves. A solenidade marcou o início da semana de comemorações pelo centenário de nascimento, que acontece nesta quinta-feira (4). Além do lançamento do selo, estão previstas homenagens em Brasília, em São João del-Rei e em Belo Horizonte, com a inauguração da Cidade Administrativa do Governo de Minas, que levará o nome de Tancredo Neves.
“Estamos oficialmente abrindo a semana em que comemoraremos o centenário de nascimento do presidente Tancredo Neves. Todos sabemos que Tancredo representou para o Brasil a mudança, o reencontro do Brasil com a liberdade e com a democracia. E para todos nós que tivemos o privilégio de com ele conviver mais de perto, temos a herança da boa política, da boa prática política, do desprendimento, da coragem cívica em vários momentos que marcaram a sua vida. E a capacidade de aglutinar. Aglutinar forças em torno de um objetivo comum”, disse o governador Aécio Neves, ao lado do ministro das Comunicação, Hélio Costa.
Durante a solenidade, o governador, acompanhado de sua mãe, Inês Maria Neves Faria, filha mais velha de Tancredo Neves, simbolicamente carimbou um selo comemorativo. Aécio Neves destacou que homenagear Tancredo é homenagear a democracia brasileira.
“Estamos não apenas homenageando o presidente Tancredo, mas homenageando a capacidade que os brasileiros tiveram pela via legal, pela capacidade de convencimento, de reencontrar o caminho da liberdade. É um dia extremamente feliz para nós da família do presidente Tancredo, para os mineiros de forma geral, mas tenho certeza de que os brasileiros compreendem e respeitam o importantíssimo papel que Minas teve e o presidente Tancredo em especial, na reconstrução democrática”, afirmou.

Selo
O selo foi criado pelo artista mineiro Ricardo Cristofaro e focaliza o presidente entre a bandeira de Minas Gerais e o mapa do Brasil junto ao Brasão de Armas Nacionais. Como pano de fundo, uma vista parcial de prédios históricos de São João del-Rei, sua cidade natal. A tiragem do selo é de 300 mil unidades e o valor é de R$ 1,05.
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, explicou que a ideia do lançamento do selo surgiu há mais de um ano e que é uma forma de perpetuar a trajetória política do presidente. “Para nós, dos Correios, homenagear Tancredo é motivo de muita alegria. É uma honra muito grande poder contribuir com esse espaço da história que Tancredo Neves abriu nem Minas Gerais e no Brasil”, afirmou.
O presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, também destacou que o selo é uma forma de propagar ainda mais a obra política de Tancredo Neves.
“É uma honra para os Correios homenagear Tancredo Neves. É o reconhecimento de todos os brasileiros àquele que nasceu com a missão de trabalhar pelo Brasil”, destacou.
Homenagens
O centenário de nascimento de Tancredo Neves será marcado por outros eventos comemorativos, organizados por entidades diversas, que acontecerão até o dia 21 de abril, data de sua morte. Nesta quarta-feira (3), o Senado Federal inaugura o busto do ex-presidente no Salão Nobre e faz sessão especial em razão da data. Nesta quinta-feira (4), será inaugurada a Cidade Administrativa do Governo do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, que recebe o nome do presidente.
Em São João del-Rei, no mesmo dia, será reinaugurado o Memorial Tancredo Neves, que passou por uma reforma planejada pelo museólogo e curador Marcello Dantas. O Memorial foi aberto em 1990, em um casarão do final do século 18, no centro histórico da cidade. A reforma, obra da Fundação Tancredo Neves, trouxe dinamismo para a exposição permanente, distribuída em oito salas que descrevem a trajetória e a personalidade de Tancredo Neves e parte importante da história política do Brasil.
No Memorial, os visitantes têm contato com fotos de família, documentos, notícias e objetos que pertenceram a Tancredo. Há ainda projeções dos principais momentos da biografia do presidente e uma cronologia que o relaciona com os principais momentos do Brasil no século 20.
Histórico
Tancredo Neves nasceu em 4 de março de 1910, em São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes. Foi vereador, em sua cidade natal, deputado estadual, deputado federal e ministro da Justiça e Negócios Interiores, no segundo governo de Getúlio Vargas.

Durante o sistema parlamentarista brasileiro, foi primeiro-ministro (1961-1962). Foi senador da República e governador de Minas Gerais. Desempenhou papel fundamental durante a campanha das Diretas Já, sendo um dos principais articuladores da redemocratização brasileira.
Em 15 de janeiro de 1985, foi eleito Presidente da República, pelo Colégio Eleitoral. Na noite de 14 de março de 1985, véspera da posse, foi internado com problemas abdominais e faleceu no dia 21 de abril de 1985, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário