sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A Cidade Administrativa, a grande obra de Aécio Neves, que foi criada por Oscar Niemeyer, é referência internacional em sustentabilidade e de exemplo na preservação do meio ambiente em obras de grande porte.




A nova sede do Governo de Minas, construída pelo governador Aécio Neves, com projeto de Oscar Niemeyer está prestes a ser inaugurada. A cerimônia oficial será no dia 4 de março. A data foi escolhida para homenagear Tancredo Neves. Neste dia, o avô de Aécio e pai das “Diretas Já” completaria 100 anos. Mas a mudança das Secretarias e demais órgãos públicos para o local começará a partir de amanhã.

Além da beleza e de sua utilidade prática, a Cidade Administrativa também se destaca por suas características de sustentabilidade e tecnologias de sistemas inteligentes que economizam recursos naturais.
Muitos elementos de tecnologia de ponta foram utilizados a favor do meio ambiente na construção desta grandiosa obra e possibilitaram o melhor aproveitamento de diversos itens como, por exemplo, energia elétrica, sistema de ar condicionado, esgoto sanitário, dentre outros.

O complexo possui um sistema central que evita que ambientes desocupados sejam refrigerados ou recebam iluminação desnecessariamente. A fachada dos prédios é revestida com vidro que bloqueia 70% da passagem de calor diminuindo a necessidade de uso intenso de ar condicionado. Os 60 elevadores da Cidade Administrativa são controlados por uma central automatizada que racionaliza o uso de acordo com a demanda evitando o desperdício. Um avançado sistema de esgoto sanitário a vácuo elimina o desperdício de milhares de litros de água.

O mobiliário é outro item de destaque ecológico na Cidade Administrativa. Os móveis licitados foram fabricados com madeiras certificadas de reflorestamento. Estima-se que para a produção dos itens mobiliários licitados, mais de 1450 árvores foram poupadas com a utilização de madeiras certificadas de reflorestamento.

SAIBA MAIS: Preservar a área verde da região foi outra preocupação do governador Aécio Neves. Belo Horizonte ganhará seu segundo maior parque florestal, o Parque Estadual Serra Verde, localizado em uma área rica em nascentes, animais e espécies vegetais. Entre as melhorias feitas no espaço, destacam-se a recuperação das nascentes, a despoluição do rio e a recomposição da área destinada ao motocross, anteriormente degradada e com focos de erosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário