sexta-feira, 8 de junho de 2012

Aécio : " Só 5% das obras da Copa estão concluídas"



Senador critica atraso nos investimentos federais para o Mundial

O senador Aécio Neves (PSDB/MG) visitou, nesta segunda-feira (04/05), as obras de reforma do estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, iniciadas durante sua gestão frente ao governo de Minas. Ao lado do governador Antonio Anastasia, o senador percorreu as novas instalações e arquibancadas e mostrou-se confiante que o estádio, localizado na Pampulha, seja o primeiro a ser concluído no país. A visita de hoje marca o prazo de 200 dias para a conclusão das obras, prevista para 21 de dezembro.

“Fico muito feliz em ver que o Mineirão talvez seja, dentre todas as arenas em construção no Brasil, a mais avançada. Esse processo começou no nosso governo, vem sendo conduzido com excepcional competência pelo governador Anastasia, com apoio do prefeito Marcio Lacerda. Acredito que o Mineirão será o primeiro estádio, dentre todos, a ser inaugurado”, disse Aécio Neves.

O senador, o governador Anastasia e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, foram recebidos por um coral formado por 200 crianças, estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte e do município de Pedro Leopoldo. Os três inauguraram, ainda, a maquete do Novo Mineirão e assistiram o içamento de uma das 88 hastes do estádio.

As obras de reforma do estádio começaram em janeiro de 2010 e incluem o rebaixamento do gramado – para melhorar a visibilidade dos torcedores –, a construção de esplanada em seu entorno, 80 camarotes, ampliação do estacionamento e tribuna de imprensa para três mil jornalistas. O estádio, com capacidade para 64 mil torcedores, terá ainda passarela de ligação com o Mineirinho, que funcionará como centro de apoio durante a Copa.

Aécio Neves ressaltou que o Mineirão será a arena com menor custo por cadeira entre os selecionados para a Copa no Brasil de 2014.

“Entregamos recentemente o Independência, também uma jóia rara para jogos até determinado porte”, disse o senador sobre a reforma do estádio do Independência, em Belo Horizonte, concluída em abril deste ano.

Atraso nas obras federais

Aécio Neves destacou o êxito do planejamento e da execução das obras nos estádios de futebol no país, todas elas sob responsabilidade dos governos estaduais. E criticou o atraso nos investimentos que estão a cargo do governo federal. Aécio citou o balanço divulgado que revela que apenas 5% das obras federais necessárias para Copa estão concluídas.

De um tempo para cá, vejo as autoridades federais se esforçando para resumir a Copa aos estádios. E não é. Os estádios não são responsabilidade do governo federal e é o que vai bem. A iniciativa privada, o que depende dela, vai bem. O que depende do Estado vai muito bem. O que depende do governo federal vai muito mal”, afirmou.

O senador criticou a falta de investimentos em mobilidade urbana em tempo hábil, como no caso do metrô de Belo Horizonte, e a ampliação dos aeroportos.

“Era muito importante que o ministro (dos Esportes) fizesse a vistoria nas obras de mobilidade, nos aeroportos, nos portos. No que diz respeito aos aeroportos, de 31 obras anunciadas, apenas 18 estavam em andamento. No que diz respeito à mobilidade, o percentual é ainda mais baixo. Cerca de 40% apenas das obras estão iniciadas. Me preocupo muito. Inclusive Belo Horizonte. Não teremos o metrô pronto, não teremos as obras do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, como precisariam estar prontas. Por quê? A Copa do Mundo foi anunciada em 2007 e, apenas no ano passado, o governo começou a se movimentar. Lamentavelmente, se o governo não andar muito rápido, vamos ter problemas no que diz respeito principalmente à mobilidade e a acesso, sobretudo no que diz respeito aos aeroportos”, afirmou o senador Aécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário