terça-feira, 5 de junho de 2012

Aécio cobra voto aberto na CPI de Cachoeira



Aécio defende voto aberto em cassação de Demóstenes


Aécio Neves líder da oposição

O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) disse ser favorável ao voto aberto no Senado, caso os parlamentares tenham que se posicionar sobre a cassação de Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), acusado de ter atuado em favor do bicheiro Carlinhos Cachoeira e ter participação nos negócios ilegais comandados por ele. "O voto aberto seria uma grande oportunidade para que cada um pudesse se manifestar", afirmou Aécio. 

Apesar da declaração, o tucano não quis adiantar o seu voto. O senador disse apenas que as denúncias são graves e constrangem o Senado, e que, no momento certo, todos saberiam o seu voto.

Ontem, no plenário, o líder do PSDB, Álvaro Dias, fez um apelo ao presidente José Sarney (PMDB) para que a PEC que propõe o voto aberto seja incluída na pauta de votação. Dias pediu aos colegas que se recusem a votar qualquer projeto de lei antes de apreciar a proposta.

Em visita à Belo Horizonte para acompanhar as obras do estádio do Mineirão, Aécio aproveitou para criticar a lentidão nos trabalhos da CPMI do Cachoeira. "A CPMI tem que andar um pouco mais rápido, realmente". Uma das preocupações do tucano são as eleições de outubro, que podem causar um "esvaziamento natural do Congresso". Aécio disse que, para que o inquérito tenha resultado positivo, é preciso que a comissão deixe de ser um instrumento de briga política entre a maioria governista e a minoria da oposição.

Perillo. Sobre o caso do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), suspeito de ter recebido R$ 1,4 milhão de empresas ligadas a Cachoeira pela venda de uma casa e de ter nomeado funcionários a pedido do empresário, Aécio Neves disse que o partido precisa ter "serenidade e dar o voto de confiança" ao governador.

O senador mineiro afirmou que a situação constrange o partido, mas disse acreditar que Perillo vai conseguir prestar todos os esclarecimentos. "Vamos dar a ele o direito que lhe é legítimo e que qualquer cidadão tem, que é o de se explicar", disse.

Ainda de acordo com Aécio, não é agradável para ninguém ver um companheiro sofrendo esse tipo de ataque, mas o senador ressaltou que o colega tem se mostrado tranquilo. "Até agora, em todas as denúncias surgidas, ele tem sido enfático e firme nas suas explicações. Ele terá oportunidade para prestar todos os esclarecimentos. Vamos aguardar".

O governador Marconi Perillo foi convocado para depor na CPMI no próximo dia 12.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário