sexta-feira, 1 de julho de 2011

Aécio Neves: Homenagear FHC é resgatar a verdade sobre um tempo.

Declaração do senador Aécio Neves em vídeo exibido durante homenagem aos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no Congresso Nacional, nesta quinta-feira (30/06)

“Meus caros amigos, caríssimo presidente Fernando Henrique,
Queria demais estar aí com vocês, mas, como podem ver, continuo aqui de molho e não me permitiram ainda que viajasse a Brasília. Mas eu fiz questão de participar de alguma forma dessa homenagem, de mais essa dentre tantas homenagens que lhe têm sido feitas. Aliás, acho que, em termos de extensão, as homenagens pelos seus 80 anos só têm paralelo com o carnaval da Bahia, obviamente com absoluta justiça.
Há duas semanas, você vai se lembrar, quando estávamos na Sala São Paulo, em mais uma dessas homenagens, fiz questão de dizer algo que gostaria de trazer aqui à reflexão de tantos e tantos amigos que lhe vêm homenagear.
Eu dizia que você, Fernando, é um ser plural, capaz de reunir, numa só personalidade, inúmeras facetas, mas três, para mim, extremamente marcantes.
A primeira, a do homem de estado capaz de ousar, capaz de, quando teve a oportunidade, transformar as estruturas desse país. Se hoje nós vivemos num país melhor, e vivemos, é porque você teve a capacidade, lá atrás, de definir o caminho e nos fazer trafegar por ele, às vezes em parceria com o grande presidente Itamar Franco, no processo de estabilização da moeda, mas em todos os outros momentos pensando grande, pensando não o Brasil do dia a dia, mas o Brasil das próximas décadas.
A segunda faceta, que para mim não é menos importante que a primeira, é do grande pensador, vanguardista, intelectual sempre à frente de seu tempo, capaz de trazer para o centro das discussões da sociedade em que vivemos, temas áridos, temas que teimavam em continuar na periferia das discussões. Portanto, o seu reconhecimento como grande pensador contemporâneo no Brasil e fora do Brasil ajuda a moldar essa personalidade singular que você tem.
A terceira faceta é essa: é o Fernando, é o amigo, o sempre sedutor, capaz de assentar numa mesa e trazer para si todas as atenções; de iniciar uma conversa, sempre falando com competência, com uma memória privilegiada sobre temas que interessam a todos, e uma conversa que ninguém quer que termine.
Portanto, caríssimo amigo Fernando Henrique, vejo com enorme alegria, e tenho certeza de que inúmeros outros brasileiros também, que começa a haver, não apenas de seus aliados, mas de grande parte dos brasileiros, o reconhecimento em relação à relevância do seu papel na construção desse Brasil que estamos vivendo hoje.
Não se trata mais de homenagear o homem e a sua obra, o que estamos fazendo é resgatando a verdade sobre um tempo.
Amigo Fernando Henrique, a sua coragem, a sua lucidez e o seu caráter foram fundamentais para que chegássemos até aqui.
E o que eu posso pedir é que Deus lhe dê saúde e força para fazermos a nova travessia. A travessia para um Brasil onde ética e política não sejam incompatíveis, mas, ao contrário, sejam necessariamente complementares.
Parabéns e muitas felicidades.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário