quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sob a liderança de Aécio Neves, o PSDB se mobiliza em Minas


Com a força dos caciques

Na tentativa de fortalecer a legenda em Minas, tucanos escalam o senador Aécio Neves e o governador  Anastasia para gravar mensagens que serão mostradas em encontros regionai
O PSDB de Minas Gerais vai apelar para suas duas principais lideranças no estado para tentar inflar o número de filiados e a atuação dos tucanos no interior. O governador Antonio Augusto Anastasia e o senador Aécio Neves foram escalados para gravar mensagens de estímulo ao fortalecimento da legenda e ao lançamento de candidaturas próprias nas principais cidades. Os vídeos serão exibidos em encontros simultâneos marcados para 27 de agosto em 45 municípios sedes de microrregionais.
O ensaio para a regionalização foi ontem em Belo Horizonte, em evento que reuniu lideranças tucanas das cidades. O responsável pelo projeto, o secretário-geral do PSDB, deputado estadual Carlos Mosconi, afirma que o encontro faz parte do movimento de interiorização do partido. "No dia 27 teremos mensagens de Aécio, Anastasia e dos parlamentares do partido. Vamos motivar o pessoal a fazer mais filiações e se preparar para disputar as eleições de forma mais intensa, com um número mais expressivo de candidatos nas cidades", afirma Mosconi.
De acordo com Mosconi, os tucanos valorizam as alianças, mas ele entende que o partido deve ser fortalecido nas principais cidades. "Temos bandeiras no estado que não podem ser desconsideradas, como o apoio ao governador Anastasia e o empenho pela candidatura de Aécio Neves à Presidência." Com o nome mais cotado do PSDB para concorrer à sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT), o PSDB de Minas Gerais está em desvantagem, conforme mostrou o Estado de Minas. Os tucanos estão presentes com órgãos regionais em 325 dos 853 municípios mineiros, enquanto o PT em 457 e o PMDB em 654.
Fortalecer e capilarizar a legenda é uma das prioridades da gestão do novo presidente Marcus Pestana e vem ao encontro da orientação nacional da legenda. Em reunião com os dirigentes tucanos nos 26 estados e no Distrito Federal, a ordem foi trabalhar fortemente nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Em Minas Gerais, são 50 cidades, além da capital Belo Horizonte, e em todo o Brasil o número chega a 413. "Nelas se concentram 60% do eleitorado brasileiro. Estamos com foco nessas cidades, porque não adianta querer abraçar o mundo com as pernas, é preciso ter foco e se preparar", afirma Pestana.
Considerando o número de pedidos de criação de comissões provisórias, o PSDB teria mais 243 trincheiras, o que lhe daria possibilidade de lançar candidatos em 568 municípios. O PMDB teria 744 cidades e o PT 580. Pelas regras, as comissões provisórias podem ser instaladas até junho de 2012.
Apesar da tese de investir na candidatura própria, em Belo Horizonte nada está decidido. Segundo Pestana, em vez de lançar o deputado federal Rodrigo de Castro, nome tucano que vem sendo trabalhado nos bastidores, o partido ainda pode optar por reeditar a aliança com o prefeito Marcio Lacerda (PSB), que tentará a reeleição. O partido aguarda, no entanto, enquanto seguem também as conversas do socialista com o PT.
Diferentemente de 2008, quando petistas e tucanos estiveram juntos pela eleição de Lacerda, agora ambos os partidos entendem que o melhor seria caminhar separados. Isso porque o pleito de 2012 é visto como um ensaio para 2014, quando petistas e tucanos fatalmente estarão em lados opostos na briga pelo governo do estado e a Presidência da República.
Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário