quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aécio articula seminários nas capitais em prol da adoção

Aécio Neves articula seminários da Frente Parlamentar pela Adoção para mobilizar sociedade civilSeminário discutirá adoção em Belo Horizonte
Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Aécio Neves
Senador Aécio Neves articula estratégias da Frente Parlamentar pela Adoção para mobilizar sociedade em todo o país
Um seminário em Belo Horizonte para ouvir representantes de entidades que direta ou indiretamente lidam com a questão da adoção e da busca de convívio familiar para crianças e adolescentes que estão em abrigos no Brasil. Esse é um dos próximos passos definidos pela Frente Parlamentar pela Adoção, com o objetivo de envolver a sociedade civil na luta iniciada esta semana.  A estratégia foi acertada pelo senador Aécio Neves, que reuniu na noite dessa quarta-feira (15/06), em seu gabinete, o senador Lindbergh Farias e o deputado Gabriel Chalita. Os três são os principais articuladores do movimento. A ideia é ouvir as entidades, colhendo sugestões, e divulgar as propostas já apresentadas.
Na avaliação do senador Aécio Neves, é fundamental envolver a sociedade civil na luta pela adoção e o primeiro caminho é buscar aliados que já têm algum envolvimento com a questão, inclusive frentes ou grupos já articulados nas assembléias legislativas.
"Temos que somar forças, partilhar ideias e experiências para lutar contra o preconceito que ainda ronda essa questão. Uma das minhas maiores preocupações é, sobretudo, a situação de crianças mais velhas e adolescentes, e também os portadores de alguma doença ou deficiência. São eles que, como é comprovado estatisticamente, menos chances têm de serem adotados. Temos que buscar alternativas para assegurar a esses milhares de brasileiros se não uma família, ao menos um convívio familiar que lhes garanta atenção e carinho", disse o senador, informando que a data do seminário será anunciada nas próximas semanas.
De acordo com pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quanto mais velha a criança ou o adolescente, mais difícil é sua adoção. O levantamento da CNJ mostra que crianças com zero, 1, 2 e 3 anos são procuradas,  respectivamente, por cerca de 20% dos pretendentes a adoção. Já em relação àquelas com nove anos, por exemplo, o percentual cai para 0,3%.
Regiões
De acordo com Aécio Neves, também estão sendo articulados seminários com o mesmo propósito em São Paulo e no Rio de Janeiro. 
É no Sudeste que se concentra nos abrigos o maior número de crianças e adolescentes. De acordo com pesquisa do Conselho Nacional de Justiça, é na região que estão 49% dos jovens e crianças aptos a adoção. Na região Sul são 30,5%, na Nordeste, 10,5%, na Centro-Oeste, 7,5%, e na região Norte, 2,5%. A CNJ ressalta, entretanto, que há dificuldade de levantar dados mais precisos nessas últimas regiões.
"Belo Horizonte, Rio e São Paulo serão as primeiras cidades, mas obviamente levaremos o movimento também para as outras regiões do país. Esta tem que ser uma ação nacional", defende o senador.
Aécio Neves informou ainda que também serão realizados seminários técnicos em Brasília para subsidiar mais diretamente as ações legislativas da Frente Parlamentar.
Projetos de lei pela adoção
Uma das ações já definidas pelo senador Aécio Neves em relação à Frente Parlamentar pela Adoção é o levantamento de projetos de lei que já tramitam no Congresso sobre a questão. Na avaliação do senador, alguns deles, em estágio mais avançados de tramitação, podem ser aperfeiçoados com emendas baseadas nas propostas da frente, fazendo com que elas se tornem realidade mais rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário