terça-feira, 13 de julho de 2010

A vasta e muito bem sucedida experiência de Aécio Neves ( Linkedin)


A vasta experiência de Aécio Neves


Ex-Governador
Estado de Minas Gerais
(Setor Administração governamental)

2003 — 2010  (7  anos )
Escolhido em eleição direta por dois mandatos consecutivos (2003-2006 e 2007-2010). Implantação do programa Choque de Gestão, a principal referência em administração pública hoje no Brasil, baseada no conceito de gastar menos com o Estado para investir mais no cidadão, em particular em programas sociais de impacto. A iniciativa saneou e modernizou a administração estadual, abrindo caminho para investimentos em escala inédita na história de Minas Gerais. Durante praticamente todo o primeiro mandato, obteve índices de cerca de 90% de aprovação popular. Levantamento do instituto DataFolha, feito em março de 2009, atestou que Aécio Neves era o governador com melhor avaliação no Brasil, com nota 7,6 numa escala de 0 a 10.

Presidente
Câmara dos Deputados
(Setor Administração governamental)
2001 — 2002 (1 ano )
É o terceiro cargo de maior relevância no Poder Executivo do Brasil, pois o ocupante substitui o presidente da República, em caso de impedimento do vice. Nesse período, o Legislativo brasileiro ganhou mais agilidade e transparência, com destaque para a restrição de medidas provisórias por parte do Executivo. Foi concebido e aprovado o "pacote ético" que, entre outros avanços, reformulou o conceito de imunidade parlamentar, possibilitando, desde então, o julgamento de deputados por crimes comuns. Houve também a criação do Código de Ética e Decoro e do Conselho de Ética da Câmara. Outra inovação foi tornar disponível a todo cidadão qualquer projeto de lei, via internet, para acompanhamento da sua tramitação e votação.

Deputado Federal
Câmara dos Deputados

(Setor Administração governamental)
1987 — 2002 (15 anos )
Deputado federal por quatro mandatos consecutivos, num total de 16 anos, período em que se credenciou como uma das lideranças políticas de maior reconhecimento e influência no Brasil. Começou na Assembléia Nacional Constituinte, que consolidou a transição democrática no País. Na ocasião, foi o autor de 46 emendas, com destaque para a instituição do direito de voto aos 16 anos. Em 1997, foi escolhido líder do PSDB na Câmara Federal, função que exerceu até 2001.

Presidente
Comissão do Ano Internacional da Juventude
(Setor Administração governamental)
1986 — 1986 (menos de um ano)
Iniciativa do Ministério da Justiça, nas comemorações da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi também chefe da comitiva brasileira no 12º Encontro Mundial da Juventude e dos Estudantes, em Moscou.

Diretor de Loterias
Caixa Econômica Federal

(Setor Administração governamental)
1985 — 1986 (1 ano )
Secretário Particular do Governador Tancredo Neves
Governo de Minas Gerais

(Setor Administração governamental)
1983 — 1984 (1 ano )

Nesse período, foi o colaborador mais direto de Tancredo Neves, um dos maiores estadistas que o Brasil já teve. Participou ativamente da campanha das Diretas Já e do movimento que ajudou a eleger Tancredo Neves presidente da República, colocando fim à ditadura militar.
Formação acadêmica de Aécio Neves
Pontifícia Universidade Católica (PUC-MInas)
Graduação em Economia , 1980 — 1984

Informações adicionais

Distinções de Aécio Neves:
Légion d’honneur, 2008, a Legião de Honra da França, entregue pelo ex-presidente Valéry Giscard d’Estaing, representando o atual presidente, Nicolas Sarkozy. É a maior comenda concedida pelo governo francês a cidadãos do mundo inteiro em reconhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário