segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Minas de Aécio Neves e Anastasia, lidera o ranking de Educação no país


O Globo: Minas teve o maior avanço no índice da qualidade da educação no Brasil


Os avanços da educação em Minas Gerais aparecem com grande destaque hoje (05/07/2010) em três dos principais jornais do país: "O Globo", "O Estado de S. Paulo" e a "Folha de S.Paulo". Eles trazem os resultados comparativos do Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (Ideb), elaborado pelo Ministério da Educação e considerado o principal indicador da qualidade do ensino no país.

A posição de Minas no ranking nacional melhorou especialmente nos anos iniciais da educação, graças a uma série de ações do ex-governador Aécio Neves, sob a coordenação do então secretário de Planejamento e Gestão, Antonio Anastasia, hoje o governador. Entre essas medidas, estão a adoção do ensino fundamental com nove anos de duração, colocando as crianças mais cedo na escola em todo o estado, uma iniciativa pioneira em todo o Brasil.
Esses resultados são motivo de orgulho redobrado para todos os mineiros. Nosso Estado tem nada menos que 853 municípios e uma enorme disparidade de desenvolvimento entre suas regiões, o que sempre foi um entrave para grandes saltos na área de educação. Agora, estamos ultrapassando Estados que historicamente exibiam indicadores positivos, como Paraná e Santa Catarina. Os números positivos do Ideb comprovam que Minas está apontando o caminho certo na área de desenvolvimento social, isto é, naqueles investimentos que trazem resultados duradouros para a população em áreas como educação, saúde e transporte, entre outras.

Confira o que dizem os jornais, a seguir

O GLOBO: "Minas Gerais foi o estado que teve maior avanço no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica): o índice mineiro referente aos anos iniciais do ensino fundamental saltou de 4,7 para 5,6 pontos, de 2007 para 2009. O acréscimo de 0,9 ponto foi mais do que o dobro da média nacional. Minas, ao lado do Distrito Federal, lidera o ranking estadual nas séries iniciais do ensino fundamental. O Rio aparece em 10º lugar, com 4,7. O último é o Pará, com 3,6. (...) Entre as capitais, Curitiba tem o maior Ideb nas séries iniciais do fundamental: 5,7 pontos. Logo atrás vem Belo Horizonte (5,6), e Brasília e Palmas (5,4)."
Link para assinantes: http://www1.oglobodigital.com.br/flip/

O ESTADO DE S. PAULO: "MG sobe quase 1,0 e passa a liderar ranking de 1ª a 4ª. Em dois anos, o Ideb de Minas Gerais para a 4ª série aumentou 0,9, levando o Estado da 5ª posição no ranking nacional à liderança. Das 15 cidades que mais subiram, 9 estão em Minas. A melhor delas, Clarival, aumentou sua nota em 3,9, ficando com 8,2. As escolas estaduais nessa etapa também se destacam: 77% alcançaram ou passaram a meta e 29% obtiveram nota igual ou maior que 6,0. (...) No ensino médio, Minas subiu uma posição e hoje está em 3º lugar do País."

Link para assinantes: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100705/not_imp576383,0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário