sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pimentécio: Aécio e Anastasia em reunião recebem apoio de Márcio Lacerda, Prefeito de Belo Horizonte

O PSB, do prefeito Márcio Lacerda, vai apoiar a candidatura do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) ao Palácio da Liberdade. O partido, que vinha sendo cortejado para participar da candidatura única da base aliada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado, fechou questão ontem, mas vai anunciar a decisão na quarta-feira. Dessa forma, a controvertida aliança entre PMDB-PT sofre mais um revés, depois da imposição do nome do senador peemedebista Hélio Costa para encabeçar a chapa mineira em prol de uma aliança nacional. A debandada começou com PR e PRB, que, depois do imbróglio na formação da aliança, desistiram de participar da coligação para concorrer ao governo.


O prefeito Marcio Lacerda e o presidente do PSB no estado, deputado Wander Borges, se reuniram ontem com Anastasia e o ex-governador Aécio Neves. Participaram também do encontro o secretário de governo, Danilo de Castro (PSDB), e o ex-deputado Mauro Lobo (PSB). Segundo Wander Borges, a coligação com os tucanos ainda não foi oficializada. “Com a ausência de Fernando Pimentel no processo, existe uma tendência muito grande pró-Anastasia. Mas o assunto ainda está sendo discutido com a Executiva nacional”, disse.

Na verdade, o acordo já foi acertado entre os caciques do partido e deve ser homologado pela direção do partido na convenção nacional marcada para segunda-feira. Em conversa com o presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Aécio Neves pediu inclusive que o partido se coligue formalmente na chapa majoritária do PSDB, trazendo com isso seu tempo de televisão no horário eleitoral gratuito. O dirigente nacional disse que, apesar de nacionalmente o partido apoiar a pré-candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto, no caso de Minas Gerais, entenderia que os socialistas tomassem outro rumo para compor um governo do qual já participa como base. Campos se comprometeu a autorizar a aliança na convenção do partido.

Pesou a posição da maior liderança do PSB no estado, o prefeito Marcio Lacerda, que, sem a candidatura de Pimentel ao governo, se sentiu liberado a caminhar com Anastasia, de quem foi colega de secretariado quando esteve à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico do governo Aécio. Além da proximidade com os tucanos, Lacerda teria dificuldades de caminhar com o PMDB, com quem travou uma verdadeira batalha durante a eleição municipal de 2008. “Existe a decisão de apoiar Dilma também no plano regional e isso é nossa posição, mas, em relação à eleição estadual, é um quadro bem mais complexo. Estamos discutindo, mas há uma tendência muito forte de apoiarmos a candidatura do Anastasia”, disse Lacerda.

PIMENTÉCIO O prefeito, no entanto, não vai abandonar seu outro padrinho político, que concorrerá a uma vaga no Senado. Apoiado por petistas e tucanos ao se eleger prefeito, Lacerda pediu liberação para subir no palanque do ex-prefeito Fernando Pimentel, além do de Aécio Neves. Os dois concorrem às duas vagas disponíveis para os mineiros na eleição. “Não quero adiantar minha posição (em relação ao governo), mas já avisei meu amigo Pimentel que vou votar nele para o Senado”, disse o prefeito.

Os deputados estaduais e federais do PR também confirmaram ontem, em reunião com Anastasia, o apoio à chapa tucana. Os últimos apelos do pré-candidato do PMDB ao governo, Hélio Costa, não foram suficientes para comover as bancadas, que desistiram de se unir à candidatura única da base do presidente Lula (PT), depois de os petistas abrirem mão de lançar um nome próprio ao Palácio da Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário