terça-feira, 29 de junho de 2010

Aécio Neves e sua bela biografia de Deputado Federal por 4 mandatos !!

Aécio Neves representou Minas Gerais no parlamento brasileiro por 16 anos.


Em seus quatro mandatos na Câmara dos Deputados, destacou-se pela sua capacidade de liderança e de articulação política.

Como deputado federal, Aécio sempre defendeu a transparência da atividade parlamentar.

Deputado Federal – Primeiro Mandato – 1986Aécio se candidatou pela primeira vez a um cargo público em 1986. Durante a campanha, em Minas Gerais, seus comícios atraíam, de forma especial, a juventude, que buscava novas alternativas após o fim da ditadura militar. Em novembro daquele ano, Aécio foi eleito deputado federal pelo PMDB, com 236.019 votos. Foi a maior votação já recebida, até então, no Estado.

Assembléia Nacional Constituinte
Aécio durante sessão da Assembléia Nacional Constituinte, com Ulisses Guimarães, Mário Covas
e na assinatura da nova Constituição.

Em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, Aécio participou da instalação da Assembléia Nacional Constituinte. Ele contribuiu ativamente com a formulação da nova Constituição. Ao longo das discussões, Aécio apresentou 46 propostas de emendas, entre as quais se destaca a que instituiu o direito ao voto para os jovens entre 16 e 18 anos.
Aécio apresentou emenda propondo o voto aos 16 anos.Foi também vice-presidente da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher. Integrou a Subcomissão da Nacionalidade, da Soberania e das Relações Internacionais e a Comissão de Sistematização, responsável por avaliar, alterar e apresentar os projetos finais do documento. A nova Constituição Brasileira foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988.

Deputado Federal – Segundo e Terceiro Mandato – 1990 – 1994Em março de 1989, Aécio filiou-se ao PSDB. Reeleito deputado federal em 1990, votou a favor do impeachment do presidente Fernando Collor. Em 1992, teve sua única derrota nas urnas, na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Aécio é eleito presidente do PSDB mineiro.Em 1994, Aécio foi eleito deputado federal pela terceira vez consecutiva, com mais de 105 mil votos. Atuou como terceiro-secretário da Câmara, seu primeiro cargo na Mesa Diretora e logo foi eleito presidente do PSDB mineiro. Na época, viajou muito por Minas Gerais, revigorando as bases municipais do PSDB no Estado, discutindo projetos e conquistando novos apoios políticos.

Na Câmara dos Deputados, Aécio foi relator de algumas matérias importantes ao longo dos anos, como a que transformou a falsificação de medicamentos em crime hediondo e a que permitiu que o Ministério da Saúde intervisse em clínicas e hospitais, suspeitos de irregularidades, que recebiam recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Líder do PSDBEm 1997, Aécio foi eleito líder do PSDB na Câmara e se destacou pela capacidade de articulação política. Isso fez com que ele fosse reeleito em 1998, 1999 e 2000 – fato inédito na história do partido.

Deputado Federal – Quarto Mandato – 1998 – Presidência da CâmaraNas eleições de 1998, Aécio foi o deputado federal do PSDB mais votado do país. Em fevereiro de 2001, com o apoio fundamental do governador Mário Covas, ele foi eleito presidente da Câmara dos Deputados.
Quando assumiu a presidência da Casa, a imagem da instituição estava deteriorada. A maioria das matérias aprovadas na Câmara era de autoria do Poder Executivo; a imunidade parlamentar possibilitava que indivíduos eleitos utilizassem seus mandatos para acobertar crimes cometidos; a sociedade pouco se envolvia com a discussão sobre projetos que tramitavam no Congresso.

Aécio é eleito presidente da Câmara e tem atuação de destaque à frente da Casa.
Logo no início de seu mandato, Aécio Neves pôs em votação e defendeu a aprovação do projeto que restringia a edição de medidas provisórias pelo Poder Executivo. Antes mesmo da tramitação da proposta, garantiu prioridade para os projetos elaborados pelo Legislativo.

Em seguida, avaliou a situação administrativa da Casa e realizou cortes com despesas supérfulas, suspendeu obras desnecessárias e processos de licitação, solicitou a revisão de contratos e implantou medidas de sustentabilidade – como a implantação de um programa de reciclagem de lixo e a redução de 42% do consumo energético.

Renovando todo o modelo de gestão interna, Aécio Neves criou um sistema pioneiro de pregão eletrônico para compras e contratos da Casa, que agilizou processos e desburocratizou serviços. Com tudo isso, ao fim do primeiro ano do mandato, o presidente da Câmara dos Deputados pode anunciar a devolução, ao Tesouro Nacional, de 51 milhões de reais, que foram economizados do orçamento interno.

Pacote Ético acaba com a imunidade parlamentar para crimes comuns.A gestão de Aécio Neves foi também fundamental para revitalizar a imagem da instituição e promover a participação da população no parlamento. Em sua gestão como presidente da Casa, foi concebido e aprovado o “Pacote Ético”, que, entre várias medidas, pôs fim à imunidade parlamentar para crimes comuns e criou o “Conselho de Ética da Câmara” e o “Código de Ética e Decoro Parlamentar”.
A sociedade tornou-se mais participativa na Câmara Federal com a criação da “Ouvidoria Parlamentar”responsável por encaminhar ao Tribunal de Contas da União, à Polícia Federal ou ao Ministério Público denúncias de irregularidades apontadas pela população. Também foi instaurada a “Comissão Permanente de Legislação Participativa”, para permitir a apresentação de propostas de entidades civis para formulação de projetos que pudessem tramitar na Câmara.

Artigos
Aécio analisa transformações na Câmara dos Deputados
Na presidência da Casa, Aécio Neves também determinou a criação do portal eletrônico da instituição e conduziu a votação de projetos importantíssimos, como a reformulação do Código Civil Brasileiro, proposta que tramitava há muitos anos no Congresso.

Presidente InterinoPor ser o segundo na hierarquia de sucessão presidencial, Aécio assumiu interinamente a Presidência da República em junho de 2001, durante uma viagem do presidente Fernando Henrique Cardoso e seu vice, Marco Maciel.
Como interino, fiel a seu compromisso com Minas Gerais, Aécio incluiu 23 municípios do Vale do Mucuri na área de atuação da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene).
Essa ação foi tomada com a intenção de impulsionar o crescimento de uma das regiões menos desenvolvidas do estado. Na presidência, ele também aprovou a medida que permitia a instalação de indústrias voltadas para a exportação em aeroportos internacionais.

O reconhecimentoAécio é eleito o político mais influente do Congresso.O trabalho de Aécio na Presidência da Câmara dos Deputados foi reconhecido pelos seus próprios colegas de Parlamento. Em 2001 e 2002, ele foi eleito o político mais influente do Congresso, de acordo com a pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Depois de 16 anos de intensa atividade parlamentar, Aécio renunciou, em dezembro de 2002, para assumir o governo de Minas Gerais e iniciar uma nova fase em sua história.

Fonte http://www.aecioneves.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário