domingo, 16 de maio de 2010

Andrea e Aécio Neves sempre juntos nos programas sociais que falaram fundo ao povo mineiro


Campanha de Valorização do Idoso

Lançada em outubro de 2009, a Campanha de Valorização do Idoso teve por objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade em torno da terceira idade. Veiculada em TVs, rádios e impressos, a campanha chamou a atenção para a atitude de respeito em relação ao idoso e disponibilizou um serviço gratuito e sigiloso para o recebimento de denúncias, o Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19).

Brinquedotecas para as crianças
Destinado a estimular e desenvolver as funções psicomotoras e emocionais das crianças atendidas, o Brinquedoteca reúne três iniciativas. Na primeira delas, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foram capacitados 734 educadores de 468 creches de Minas Gerais. A segunda iniciativa buscou dar apoio à recuperação de crianças hospitalizadas, em cinco hospitais da capital mineira, com mobiliário próprio, equipamentos de som, TV, DVD e computador e brinquedos pedagógicos e obras infantis como livros, CDs e DVDs educativos para crianças até 14 anos. A terceira iniciativa é a das Brinquedotecas móveis, já em número de 170, entregues em hospitais públicos e filantrópicos em todas a regiões de Minas. São dois grandes cubos sobrepostos e articulados, equipados com 96 itens: brinquedos, livros, filmes, jogos, lápis, CDs, DVD, TV LCD e mesinhas de apoio para crianças no leito.

Centros Solidários de Educação Infantil
Os Centros Solidários de Educação Infantil são unidades com cerca de 700 metros quadrados, construídas e equipadas pelo Servas, com o apoio de empresas e entidades, com o objetivo de promover e assegurar o bem-estar, o crescimento e o desenvolvimento integral de crianças até 6 anos de idade. As unidades são entregues aos municípios, os quais assumem a sua administração e manutenção. Cada unidade abriga berçários, sala multimeios, salas de atividade por faixas etárias, refeitório, parque recreativo, áreas administrativas e de apoio. O Servas igualmente doa às unidades mobiliário, brinquedos, uniformes, mochilas e equipamentos. Já são 18 centros em funcionamento em Minas Gerais.

Centro Mineiro de Referência em Resíduos
Novo modelo de gestão integrada de resíduos, com estímulo a uma nova cultura de valores e atitudes ambientalmente corretas, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) qualifica estudantes da rede pública estadual, capacitandoos para o mercado de trabalho e potencializando o papel do jovem na melhoria da qualidade socioambiental de Minas. Entre os cursos oferecidos aos alunos do 3º ano do ensino médio, está uma nova profissão, a de gestor de resíduos, com especialização em resíduos do serviço de saúde.

Digna Idade: em apoio aos idosos
O programa Digna Idade busca melhorar o atendimento aos idosos e a estrutura física das instituições que abrigam pessoas da terceira idade. Assegura conforto, segurança e moradia de qualidade. Já foram beneficiados mais de 17 mil idosos e instituições de todas as regiões do Estado.

Programa Mobilização de Comunidades
Incentivo às entidades comunitárias em ações de geração de renda, o Programa Mobilização de Comunidades (PMC) foi realizado pelo Servas em várias regiões de Minas, e, em 2003 e 2004, executou 145 projetos em 50 municípios do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os projetos abrangem atividades como tecelagem, apicultura, processamento de mandioca, queijaria, fabricação de biscoitos ou processamento de frutas e artesanato, entre diversas outras. O PMC desenvolveu metodologia própria, com articulação entre a sociedade civil, por meio das entidades sociais, para criação e fortalecimento de projetos geradores de renda nas regiões carentes.

VitaVida: receita de solidariedade
Evolução de outro programa anterior (VitaSopa), o VitaVida reúne excedentes agrícolas, doados por produtores rurais e comerciantes. Produz alimentos desidratados para serem distribuídos gratuitamente a entidades sociais do Estado. De 2003 a meados de 2009, foram produzidas e distribuídas mais de 10 milhões de refeições para quase 600 entidades assistenciais em todo o Estado. Reconhecido pelo Certificado de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e vencedor do Prêmio Maria Regina Nabuco em segurança alimentar e nutricional, o VitaVida estabeleceu parceria com a Pastoral da Criança em Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário