terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Aécio Neves dá início as atividades do Hidroex junto com Cleo Pires, Embaixadora das Águas pela Unesco


FRUTAL (02/02/10) - O governador Aécio Neves inaugurou, nesta terça-feira (2), o Aeroporto Risoleta Neves e o campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Frutal, no Triângulo Mineiro, que receberam R$ 17,7 milhões do Governo de Minas e da União.

Ainda na cidade, o governador autorizou o início das atividades do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Instituto Hidroex), um dos 20 centros do mundo chancelado pela Unesco como categoria II para ser referência em conservação do patrimônio hidrológico da América Latina e das nações africanas de língua portuguesa.

Aécio Neves afirmou que o Governo de Minas está investindo para fazer do Hidroex um centro de excelência em águas criando, a partir de Frutal, uma rede de estudos e gestão dos recursos hídricos da América Latina e dos países de língua portuguesa.

“Teremos aqui um instrumento de excelência. Talvez, as pessoas não tenham hoje percepção clara do isso significa mas, no futuro, exatamente aqui em Frutal, no Pontal do Triângulo Mineiro, é para onde estarão vindo os principais pesquisadores e técnicos para ensinar as futuras gerações como fazer a gestão adequada desse insumo tão vital à vida, que é a água. Portanto, é um dia histórico para todos nós”, afirmou o governador, em Frutal

Referência em águas


A solenidade que deu início às atividades do Hidroex foi realizada no auditório do novo campus da UEMG e contou com a presença do vice-governador Antonio Anastasia, do reitor do Instituto de Educação para as Águas da Unesco, András Szöllösi-Nagy e da atriz Cleo Pires, que detém o título de embaixadora das Águas pela Unesco.

“O Hidroex terá uma importância absolutamente estratégica. Estamos falando da América Latina, uma região responsável por 26% da água potável do mundo. O Instituto terá recursos da Unesco e do Governo do Estado e apoio do governo federal”, disse Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário