sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Aécio Neves está entre os politicos mais confiáveis do Brasil






Num país que sabe reconhecer e valorizar os talentos da mídia como Roberto Carlos, Chico Buarque e Ivete Sangalo, o governador Aécio Neves aparece muito bem num ranking de credibilidade, feito pelo Instituto Datafolha com base em pesquisa realizada em dezembro.

Entre os políticos, Aécio só fica atrás do presidente Lula e do governador José Serra. 

E está na frente dos candidatos declarados Dilma Roussef, Ciro Gomes e Marina Silva, além de ex-presidentes como Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco.



O Lula tem nota mais alta do que o Serra em Sao Paulo e do que o Ciro no Ceara. o unico politico que passa o Lula no seu estado é o Aecio. isso é muito importante ser ressaltado



veja a materia da Folha

Fonte: Fernando Barros de Melo – Folha de São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a pessoa mais confiável para os brasileiros, segundo ranking com 27 personalidades elaborado pelo Datafolha. Lula está à frente de apresentadores de TV como William Bonner e Silvio Santos, do padre Marcelo Rossi e de cantores como Roberto Carlos e Chico Buarque.
Os 11.258 entrevistados, de 14 a 18 de dezembro, deram nota de 0 (menos confiável) a 10 (mais confiável) às personalidades apresentadas. Lula lidera a lista, com nota média de 7,9.
Além disso, 39% dos brasileiros deram nota 10 ao presidente, contra 4% que lhe deram 0.
Lula é mais admirado no Nordeste, com nota média de 8,74, contra 7,14 no Sul e 7,57 no Sudeste. O petista recebeu nota 10 de 62% dos pernambucanos, 53% dos cearenses e 48% dos baianos. Em São Paulo, recebeu 10 em 31% dos casos. No Rio Grande do Sul, onde teve pior desempenho, obteve 15% das notas máximas.
O petista é mais bem avaliado pelos mais velhos -recebeu 47% de notas 10 entre os que têm 60 anos ou mais. Entre os que têm nível fundamental e recebem até dois salários mínimos, teve 52% de notas 10.
Entre os mais escolarizados e mais ricos, o presidente fica em quinto. Nesse recorte, Chico Buarque lidera, seguido por William Bonner, Caetano Veloso e Roberto Carlos.
De todas as personalidades, apenas duas -Lula e Silvio Santos- são conhecidas por todos os entrevistados.Maria Celina D’Araújo, professora de ciência política da PUC-RJ, diz que os primeiros lugares são ocupados por “homens de mídia”. “Lula é um grande artista, sabe se comunicar. É um aspecto das novas sociedades de espetáculo. Poucos sabem se aproveitar disso, e o Lula sabe”, diz.
Para Maria Celina, especialista nos governos Getúlio Vargas, nenhum presidente explorou tanto a comunicação de massa, principalmente via programas de rádio e TV e colunas em jornais.
Ex-presidentes
Chama a atenção o fato de que, dos últimos cinco colocados, quatro são ex-presidentes: Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, José Sarney e Fernando Collor, este o menos confiável de todos.
Entre os pré-candidatos de 2010, José Serra (PSDB) aparece mais bem colocado. Com nota média de 6,23, ele fica em 14º lugar no ranking geral.
O também tucano Aécio Neves, governador de Minas, fica na 19ª posição, com nota média de 5,45. Em 20º, está o deputado federal Ciro Gomes (PSB), com média de 5,41, seguido pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 5,40, e pela senadora Marina Silva (PV), com nota média de 5,15.
Serra tem suas melhores notas em Santa Catarina (6,67) e São Paulo (6,47) e as piores no Distrito Federal (5,3), no Rio (5,61) e na Bahia (5,72).
Dilma tem as melhores notas no Ceará (6,18) e em Pernambuco (6,14) e as piores, no DF (4,65), em São Paulo (4,76) e em Minas Gerais (4,92).
O cientista político Luciano Dias diz que “a imagem positiva ou negativa é resultado do fluxo de notícias sobre essa pessoa”. Segundo Dias, artistPublicar postagemas como Chico Buarque ou o padre Marcelo Rossi raramente são expostos a um noticiário negativo, o que explica o bom desempenho deles na consulta.
Para o cientista político, o raciocínio também pode ser aplicado ao presidente Lula, que hoje sofre ataques menos contundentes da oposição. “Na medida em que ele foi ampliando sua popularidade e não é candidato, o interesse em atacá-lo é muito baixo.”
Link da matéria (acesso só para assinantes):http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0101201004.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário