domingo, 24 de janeiro de 2010

Aecio faz parceira inédita com Espanha e coloca Minas na ponta científica brasileira



O Governo Aécio Neves, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), acaba de firmar parceria inédita com a Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP), com sede em Málaga, Espanha. O trabalho visa elaborar diretrizes que potencializem os empreendimentos dos parques tecnológicos de Belo Horizonte, Viçosa, Itajubá, Lavras, Juiz de Fora e região. Com isso, Minas Gerais estará na base de dados da Iasp, passando a integrar o maior acervo de know-how sobre gestão de parques científicos e tecnológicos do mundo.

O programa mineiro de parques faz parte do Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológica (RIT) que agrega boa parte do trabalho voltado para a inovação no Estado, como o Programa de Incentivo à Inovação (PII), que tem parceria do Sebrae-MG e das universidades, o apoio às incubadoras de empresas e as ações de empreendedorismo, entre outras. “A nossa ciência vai bem, com uma presença forte do Estado, inclusive com a ampliação de recursos por meio da Fapemig. Quanto à inovação, é preciso avançar mais rápido com a participação efetiva de todos os segmentos empresariais”, diz o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal.
De acordo com a parceria estabelecida, será feito um estudo conduzido pela Iasp, utilizando a metodologia “Iasp Strategigram”, codificada em um software que permite a construção do perfil estratégico de cada parque tecnológico. Ao mesmo tempo, a Iasp fará uma análise individual dos parques para traçar como eles serão ao longo do tempo, levando em considerações todas as variáveis estabelecidas nos estudos de viabilidade, como vocação regional, a competência e o apoio das universidades parceiras. Os gestores dos parques e a equipe da Sectes já deram início à coleta de informações para análise dos perfis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário