quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Aécio Neves em defesa do meio ambiente e da agua, se associa com a Unesco


O governador Aécio Neves e a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, oficializaram nesta quarta-feira (2), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a criação da Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Hidroex). Com a chancela da Unesco, a Fundação Hidroex, que está sendo implantada em Frutal, no Triângulo Mineiro, realizará estudos e trabalhos sobre a água e a preservação do meio ambiente, com atuação nos países de língua portuguesa e África. Este é o segundo centro de estudos na América Latina a receber a chancela na Unesco.

“Estamos com a responsabilidade, a partir de agora, de assumir a gestão dos recursos hídricos mineiros e nacionais a partir desse centro, com a chancela da Unesco, com os mais renomados pesquisadores do mundo vindo para Minas, tendo o Estado como o celeiro para a formação de novos profissionais, que pelo Brasil, pela América Latina e por países da África, vão tratar com planejamento e com responsabilidade o desafio das águas, que talvez seja aquele que mais assusta a humanidade”, afirmou o governador, em entrevista.

A fundação está sendo implantada a partir de parceria entre o Governo de Minas Gerais, Unesco e governo federal, com investimentos da ordem de R$ 55 milhões. Ela capacitará profissionais e gestores do meio ambiente do Brasil, América Latina e África com foco na área de recursos hídricos. A previsão é de capacitar pelo menos 600 profissionais por ano.

O modelo pedagógico da Fundação Hidroex é baseado no Instituto de Educação para as Águas (Unesco – IHE), de Delft, na Holanda – único centro do mundo de categoria I, que recebe recursos financeiros da instituição das Nações Unidas. O IHE, referência mundial em educação ambiental e preservação de riqueza hídrica, está ajudando na formatação e implantação do modelo pedagógico e no desenho institucional do Hidroex.

Unesco

Essa é a primeira viagem oficial da diretora-geral da Unesco ao Brasil e à América Latina. Eleita em outubro passado, Irina Bokova foi homenageada, durante a solenidade no Palácio da Liberdade, com apresentação dos jovens integrantes do Programa Juventude e Polícia, implantado em 2004 numa parceria entre Governo de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas e a ONG Afroreggae. A Unesco mantém parceria com a Afroreggae em projetos no país.

“É um momento muito apropriado para falar de meio ambiente, da questão da água. Quero assegurar que sempre podem contar com a parceria da Unesco, e parabenizá-lo, senhor governador, pelo esforço de estabelecer aqui o centro categoria II do Hidroex, para a gestão de águas, o que é importantíssimo para todos nós”, disse a diretora-geral da Unesco, em seu pronunciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário