segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Aécio Neves é Minas e fortalece a posição de Anastasia




Pesquisa publicada pelo Data Folha, nesta segunda-feira, registra que o vice-governador Antonio Anastasia, candidato à sucessão de Aécio Neves, cresceu mais de 200% em relação à última pesquisa publicada pelo instituto em março deste ano. Naquela pesquisa, Anastasia tinha 4% das intenções dos votos, agora já chegou na casa dos 13%. A mesma indicação de crescimento também foi identificada em pesquisa divulgada pelo Data Tempo semana passada no jornal O Tempo de Belo Horizonte.

No cenário com o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, ex-prefeito e deputado federal, representante do Partido dos Trabalhadores, foi registrado empate técnico com Anastasia. Os índices são de 12% e 10% respectivamente. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, que lidera as pesquisa registrou uma queda que oscila entre seis e 12 pontos. Costa tinha entre 37% e 43% e agora tem índices que variam entre 31% e 37%.

De acordo com especialistas, já é possível identificar a influência de Aécio Neves que declarou o vice-governador de Minas como o candidato à sucessão dele no Estado. O crescimento de Anastasia está dentro do que o PSDB de Minas tinha planejado. Naquela época, o partido considerava que o fato de ele ser um nome desconhecido e integrante de um governo bem avaliado, o vice governador tinha boas chances de crescimento.

A pesquisa Datafolha publicada Folha de São Paulo foi feita entre 14 e 18 de deste mês e ouviu 1.075 moradores de Minas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos. A pesquisa também considerou outro cenário com o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda. Segundo Data Folha, a maior parte do eleitorado mineiro ainda está distante da sucessão estadual: 73% não souberam dizer espontaneamente em quem vão votar.

“Nesse tipo de medição não é apresentada uma lista de candidatos e o eleitor declara seu voto a quem quiser. O nome mais lembrado espontaneamente pelos eleitores de Minas Gerais é o de Aécio Neves (9%), governador há dois mandatos e que não pode concorrer à reeleição. O segundo colocado na declaração espontânea dos eleitores é Fernando Pimentel, com 3%. Hélio Costa e Anastasia têm 2% e Patrus, 1%”, publicou a Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário