quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Aécio Neves libera vão da Cidade Administrativa


Governador Aécio Neves dirigiu um trator com guindaste para retirada do último pilar de sustentação

 O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, participou, nesta terça-feira (13), ao lado de operários da Cidade Administrativa, da retirada do último pilar provisório de sustentação do edifício da futura sede do Governo de Minas Gerais. Projetado por Oscar Niemeyer, o edifício de quatro pavimentos - o maior prédio suspenso do mundo - é considerado uma das mais ousadas obras do arquiteto em 70 anos de carreira. Com vão livre de 147 metros de comprimento e 26 metros de largura, a nova sede do Governo do Estado deverá se tornar um importante marco da arquitetura moderna e urbanística da capital e do processo de expansão e valorização do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“Estamos entregando já o maior prédio suspenso em concreto do mundo, com um vão de 147 metros, uma ousadia do doutor Oscar Niemeyer e de toda a sua equipe. Essa obra, além da sua grandiosidade como obra de arquitetura, como obra de engenharia, mais uma vez reforça a qualidade da engenharia e arquitetura brasileiras, vai mudar a realidade da nossa Região Metropolitana, como já está acontecendo”, afirmou o governador em entrevista.
Acompanhado de operários, engenheiros e técnicos, o governador dirigiu um trator com guindaste para retirada do último pilar de sustentação. No total foram retirados 30 pilares metálicos. A estrutura do prédio foi concebida para suportar cargas em torno de 34 mil toneladas. Com a retirada dos pilares, o edifício, revestido em vidro, já está totalmente sustentado por 30 tirantes formados por conjunto de 36 cabos de aço. Ao todo são 1.080 cabos que estão presos em 15 vigas de concreto de 20 metros de comprimento e 3,4 metros de altura, localizadas na parte superior e apoiadas em dois grandes pórticos paralelos de concreto armado.
Aécio visitou as obras do complexo de prédios que abrigará todo o conjunto da administração direta do Estado. Ele marcou para 15 de janeiro de 2010, o início da transferência de servidores para a Cidade Administrativa. Formada por cinco prédios, o complexo abrigará 16 mil servidores. O prédio da sede do Governo faz parte do primeiro lote das obras da Cidade Administrativa. Também estão em fase de acabamento dois prédios de 15 andares que receberão as secretarias e órgãos estaduais.
“Estamos trazendo desenvolvimento para a cidade, para o seu Vetor Norte, mais desaquecido economicamente, e junto com as obras da Linha Verde e da avenida Antônio Carlos e do próprio Aeroporto Internacional Tancredo Neves, eu não tenho dúvidas de que, dentro de poucos anos essa região se transformará em benefício das pessoas que aqui vivem”, afirmou.






Desafios da arquitetura
No Brasil, três obras ficaram famosas por desafiarem a engenharia, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), a ponte Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo, e a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC). Inaugurado em 1947 e projetado pela arquiteta italiana, Lina Bo Bardi, o prédio do Masp tem vão livre de 74 metros. Também em São Paulo, a ponte Octávio Frias de Oliveira, inaugurada no ano passado, é sustentada por 144 cabos com 492 toneladas de aço. Em Florianópolis, a ponte Hercílio Luz, inaugurada em 1926, é uma das maiores pontes sustentadas por cabos do mundo e a maior do Brasil.
Representante do arquiteto Oscar Niemeyer, o engenheiro José Carlos Susskind destacou que a Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais será lembrada durante anos pela ousadia e os desafios da engenharia.
“Essa é uma obra que honra o Brasil e coroa grandemente a carreira do meu grande mestre Oscar Niemeyer. Quer dizer, foram precisos 70 anos de trabalho, de experiência dele, para passo após passo, audácia após audácia, por ter ousado tanto e ter sido capaz de chegar a esse ponto. Não é trivial um prédio com 150 metros de comprimento, com quatro andares, todo envidraçado, tudo isso sem nenhum apoio. Foi suspenso ao teto. E esse teto vence um vão expressivo e vem se apoiar nas duas passadas, em apenas duas colunas; tendo ainda um vão central de 80 metros e duas balanças de 35 metros. É recorde em cima de recorde”, afirmou o engenheiro.

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