domingo, 11 de outubro de 2009

Aécio e as lições de política de seu avô, Tancredo Neves



Lições de Tancredo
Por Ana Vasco, 10 de Outubro de 2009, 23h53
Tamanho da letra:  

Nesta semana, o jornalista Augusto Nunes publicou, em seu blog, mais uma das lições que aprendeu com o avô de Aécio, Tancredo Neves, quando esteve ao seu lado, nos últimos anos de sua trajetória política.


Com seus textos, bem temperados e recheados com o humor sofisticado de Tancredo, Augusto Nunes nos leva a pensar no quanto as lições desse personagem fantástico da história do Brasil podem ser aplicadas nos tempos atuais...
Nesta quinta lição, Augusto Nunes nos conta sobre as dificuldades para se atuar na política e saber lidar, ao mesmo tempo, com as intrigas e as condições desfavoráveis criadas por aqueles que temem os processos democráticos.
Quer saber logo qual é a lição?
"Um acordo entre contrários é muito mais difícil do que uma vitória eleitoral"
Vale pensar sobre isso... Depois de tirar daí o recado mais óbvio, interpreto à minha forma, menos simplista e rasa. É preciso entender que muitas vezes os maiores opositores de alguém disposto a trabalhar com seriedade podem ser os que permitem que ele atue, mas dentro de limitações e condições inflexíveis, que essas mesmas pessoas estabelecem, seguindo critérios restritos. Como identificar esses indivíduos? Eles sempre correm por caminhos inversos ao da democracia ampla e da liberdade pessoal... Um acordo entre esses contrários é realmente muito difícil. Foi assim na história registrada por Augusto Nunes...
Para quem quer aprender um pouco sobre a "política do bem", feita com leveza e uma boa pitada de ironia, sugiro que navegue pelos textos de seu blog:



Lição nº 1 -"Fazer visita é bem melhor que ser visitado"
Lição nº 2 - "Não se tira o sapato antes de chegar ao rio. Nem se vai ao Rubicão para pescar"
Lição nº 3 - "Escolher o adversário, às vezes, é muito mais importante que escolher o aliado"
Lição nº 4 - "Só examine a espuma depois que as ondas pararem de bater"
Lição nº 5 -"Um acordo entre contrários é muito mais difícil do que uma vitória eleitoral"

Nenhum comentário:

Postar um comentário