quinta-feira, 14 de março de 2013

Aécio : "O governo tem sido omisso !"




Senador Aécio Neves: líder da oposição

A tentativa da presidente Dilma Rousseff de fingir apoiar uma reforma tributária ampla, irrestrita e que foco no fortalecimento de estados e municípios neste momento pré-eleitoral foi criticada pelo líder da oposição, Aécio Neves. Defensor de uma rediscussão do Pacto Federativo há mais de dez anos, ele fez um desabafo sobre o quanto os presidentes Lula, Dilma e o PT foram omissos frente ao quadro de pré-falência de estados e municípios, provocado pela política de concentração de recursos nas mãos da União.

Aécio Neves citou dois exemplos claros de como o governo federal e agora a presidente Dilma sempre foram contra a redistribuição de receita entre os entes federados. O primeiro deles diz respeito à renegociação da dívida dos estados coma União. Alguns deles chegam a comprometer até 15% de suas receitas com este serviço da dívida, algo impraticável.

O segundo ponto levantando por Aécio Neves é exatamente a forma com o governo do PT vem concentrando ainda mais as arrecadações em suas mãos, deixando estados e municípios completamente dependentes da União. Basta lembrar que hoje, cerca de 60% de tudo que se arrecada no Brasil, vai diretamente para o governo federal.

“A reconstrução da Federação é uma urgência absoluta e, infelizmente, não esteve na pauta do governo até aqui. Os governadores têm apresentado propostas. O governo tem se mostrado insensível à grande maioria delas...O governo federal tem sido omisso. Uma omissão irresponsável que está levando a uma conflagração da Federação no Brasil. A questão dos royalties talvez tenha sido o mais importante dos alertas. O governo federal, ao invés de ser o grande ordenador condutor da discussão, virou parte dela, reivindicando parcela dos recursos. E deveria estar discutindo o fundamental, a destinação dos recursos. O governo federal deveria aceitar diminuir a sua participação, aumentar a participação de estados e municípios, garantindo que esses recursos fossem integralmente investidos em educação. Essa é a posição que o PSDB t em defendido...Mas até agora a União se mostrou extremamente insensível a essas questões”, denunciou o líder da oposição, Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário