sábado, 3 de setembro de 2011

Aécio Neves diz que preparação da Copa está desastrosa

Aécio Neves diz que ação do governo federal na preparação da Copa do Mundo é desastrosa

O senador Aécio Neves (PSDB/MG) classificou como desastrosa a atuação do governo federal nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. As críticas aconteceram após novas denúncias de má gestão de dinheiro público, trazidas à tona pela imprensa nesta semana. O escândalo atinge o Ministério do Esporte, que dispensou licitação no repasse de R$ 6,2 milhões para a criação de um cadastro de torcidas organizadas para a Copa do Mundo de 2014. O sindicato responsável pela execução do projeto, o Sindafebol, não o realizou.

"A participação do governo federal, quando acontece, é desastrosa, como nessas últimas denúncias em relação a empresas que estão sendo contratadas para fazer projetos para os quais jamais foram capacitadas. Além disso, tenho alertado para os problemas que teremos a partir da aprovação, a pedido do governo e pela sua base, de um projeto de contratação diferenciada (RDC) para obras da Copa do Mundo, gerando espaços muito grandes para desvios, além da notória incompetência que o governo tem demonstrado na gestão desses investimentos", alertou.
O regime de contratação diferenciada proposto pelo governo permite o sigilo sobre gastos nas obras dos eventos esportivos da Copa, contrariando o que estabelece a Lei de Licitações Públicas (8.666). O RDC extingue também o limite de aumento nos custos de obras e serviços por empreiteiras.
Improviso
O senador mostrou preocupação com a demora nas obras de expansão dos aeroportos e metrôs, e das melhorias do transporte urbano nas capitais. Segundo ele, o evento esportivo já está marcado pela falta de planejamento.
"Essa será a Copa do improviso. Desde o ano de 2007, o governo federal e todos os 200 milhões de brasileiros sabem que a Copa do Mundo será aqui. Mas, apenas esse ano o governo começa a se movimentar de alguma forma. Mesmo assim, sem planejamento e sem garantir os recursos para a mobilidade urbana, absolutamente necessários à Copa", protestou.

Aécio Neves criticou, em especial, a situação dos aeroportos e dos metrôs. Para o senador mineiro, a postura do governo federal contrasta com os esforços de governos estaduais e prefeituras.
"A questão dos aeroportos no Brasil, é vergonhosa, pela incapacidade de o governo, lá atrás, ter compreendido que as concessões são um caminho absolutamente razoável para a modernização e a ampliação dos aeroportos. Algo, agora, que começa a ser compreendido. E as obras nos metrôs de boa parte dos capitais que estarão envolvidas na Copa do Mundo estão paralisadas. O que está acontecendo hoje de positivo em relação à Copa do Mundo é o esforço de prefeituras das capitais que vão sediar a Copa e dos governos estaduais", afirmou o senador Aécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário